terça-feira, 14 de julho de 2009

Minha vida e o progresso da Etiópia

Minha vida e o progresso da Etiópia – A autobiografia de Haile Selassie I
Capitulo 1 – A historia da minha infância até minha nomeação como Dejazmatch (1892-1906)
Meu pai, Sua Alteza Ras Makonnen, era filho da Princesa Tanagna Warq, filha do grande Rei Sahla Selasse de Shoa. Seu pai era Dejazmatch Walda Mika’el Walda Malakot da nobreza de Doba e Manz. Ele nasceu em 8 de maio de 1852 (= 1 de Genbot de 1844) em um lugar chamado Darafo Maryam, no distrito de Gola. Ras Makonnen permaneceu com seu pai por cerca de 14 anos; isso foi, obviamente, quando Menelik II, o filho do tio de Makonnen, o Rei Hayla Malakot, ainda era apenas Rei de Shoa. Então, seu pai, Dejazmatch Walda Mika’el, o levou até Menelik e disse: “Deixe que este meu filho, prole de sua tia, cresça com você no seu Palácio”. E Menelik fez Makonnen seu companheiro especial, sem considerar laços familiares. Posteriormente, desde que o Rei Menelik ficou convencido da lealdade e da habilidade no serviço de seu governo (tendo testado ele muitas vezes em várias tarefas), ele lhe deu o título de Balambaras quando tinha 24 anos, em 1876 (= 1868). Nesse momento, Makonnen casou-se com Wayzaro Yashimabet, minha mãe, sua fiel esposa. Enquanto Menelik II ainda era apenas Rei em 1886/7 (= 1879), ele conduziu uma expedição militar até a região de Harar e recuperou essa antiga província para a Etiópia. Desde então, ficou entendido para ele que meu pai era valioso na batalha, um amigo, e líder dos soldados, ele o nomeou na época da ocupação de Harar, Governador da cidade e também de sua província como Comandante-Chefe com o título de Dejazmatch. E similarmente, depois que Menelik II foi ungido Rei dos Reis da Etiópia, ele elevou meu pai ao alto cargo de Ras em abril de 1890 (Miyazya 1882). Quando meu pai conduziu as expedições militares na região de Harar, ele deixou em Shoa minha mãe, Wayzaro Yashimabet, sua legítima esposa, com quem se casou de acordo com o costume Cristão. Quando a guerra acabou e o lugar ficou tranqüilo, ele a deixou ir para Harar. Ele então assegurou a região de Ogaden que ainda não era incorporada à província de Harar. Enquanto temporariamente ele ainda tinha que fazer planos de guerra, ele ainda continuou a aliviar os encargos fiscais, o que pesou fortemente sobre a população.
Eu nasci em 23 de julho de 1892 (= 16 de Hamle 1884), no ano de John, em Ejarsa Goro, não muito longe de Harar. Wayzaro Mazlaqiy, a filha da irmã de meu pai Wayzaro Ehta Maryam, casou-se com Dejazmatch Hayla Sellasse Abaynah; quando eu tinha 4 meses de idade ela seu a luz a to Emru (agora Ras Emru), e nós dois crescemos juntos, como se fossemos gêmeos. Quando tínhamos sete anos, meu pai contratou um professor particular e começamos a ter aulas em nossa casa. Em nosso décimo ano, três anos após começar nossa educação, éramos capazes de ler e escrever em Amharic e Ge’ez. Nossa educação era semelhante a do povo pobre, e lá não tinha moleza como no caso dos príncipes da época. Minha mãe, Wayzaro Yashimabet, estando com apenas 30 anos de idade, morreu no dia 14 de março de 1894 (6 de Magabit de 1886) e foi enterrada nos arredores da igreja de St. Michael em Harar. Ouvi tudo isto, obviamente, muito depois daqueles que foram encarregados da minha educação. Muitos foram os meses que meu pai, S.A. Ras Makonnen, teve que gastar viajando para Addis Ababa e em expedições militares para outras províncias da Etiópia, de fato, mais do que ele podia permanecer governando em Harar. Ele também ia para outros países como enviado do governo. Aqui estão algumas das viajens realizadas por meu pai: em 1888/9 (= 1881) ele foi enviado para a Itália; em 1896/6 (=1888), durante a operação militar em Alage, ele conduziu a expedição militar como Comandante Chefe e foi acompanhado por Ras Wale, Ras Mika’el, Ras Mangasha Atikam, Ras Alula, Dejatch Walde, Fitawrari Gabayahu, Fitawrari Takle, Liqa Makwas Adnaw, e Qagnazmatch Taffasa; em 1897/8 (= 1890) ele realizou uma operação militar no oeste da Etiópia, na fronteira com o Sudão, num lugar que era chamado Arab; hoje essa é a região que atende por Beni Shangul. Em 1898/9 (= 1891), a partir do momento que foi reportado que Ras Mangasha, o Governador da província do Tigre, se rebelou contra o Imperador Menelik, Ras Makonnen foi despachado para Tigre e trouxe a reconciliação entre Mangasha e o Imperador. Posteriormente, a fim de salvaguardar a segurança da província – assim como fez quando ocupou Harar – ele permaneceu em Tigre por cerca de dois anos, e então, retornou. Em 1902 (= 1894) ele foi enviado a Inglaterra para a coroação do Rei Edward VII. Além disso, foi ele quem teve que executar e concluir todas as relações comerciais com outros países, o que nos dias de hoje, é feito pelos Ministros Ministros de Relações Exteriores. E, portanto, ele tinha tinha que ir e vir de Addis Ababa todo ano sendo convocado para tratar com o Imperador Menelik todo assunto pendente, depois de se corresponderem por cartas e conversas por telefone. Como ainda não existia ferrovia como hoje, a jornada em marcha lenta de Harar até Addis Ababa levava um mês. Desde que meu pai viu a civilização Européia, tendo ido duas vezes a Europa, e desde que ele estava convencido do valor da educação, por conversas com alguns dos estrangeiros que vieram a Etiópia, ele desejou fortemente que Eu aprendesse com eles uma língua estrangeira. Meu pai fundou um hospital na sua cidade de Harar e empregou um cavalheiro da colônia Francesa de Guadeloupe, um físico chamado Dr. Vitalien. Com isso em mente, meu pai quis que o doutor nos ensinasse Francês por uma hora ou mais por dia, nesse periodo ele poderia ficar afastado dos doentes; e então começamos nossas aulas.
Meu pai tinha um forte desejo de ver o povo habituado ao trabalho de civilização que ele tinha visto na Europa, e de dar inicio a isso em seu governo. Foi por esta razão que ele fundou o primeiro hospital na sua cidade de Harar. Um ano depois da morte de meu pai o Governo Francês comprou este hospital de Menelik II, sob o seguinte acordo, de 50.000 francos. O Leão da Tribo de Judah prevaleceu. Menelik II, Eleito de Deus, Rei dos Reis da Etiópia. Destinado a Dejazmatch Yelma. Como vai você? Graças a Deus, estou bem. M. Klobukowski, o Enviado Especial e Ministro Plenipotenciário na Etiópia, adquiriu, em nome do Governo da República Francesa, o hospital que Ras Makonnen construiu em Harar, e ao qual, o Governo francês tinha um médico para cuidar dos doentes do nosso país. E, portanto, tenha a planta do terreno e as dimensões deste hospital, além do registro de propriedade copiados e envie-os à M. Naggiar, o Cônsul Francês em Harar. Entregue no dia 5 de agosto de 1907 (= 29 de Hamle de 1899) na cidade de Addis Ababa. Meu pai estava ansioso que Eu aprendesse Francês o mais rápido possível, pois ele ficou convencido que as aulas de uma hora ou mais do Dr. Viralien’s não nos levaria ao seu objetivo, ele teve uma breve conversa com Abba Andreas que residia na cidade de Harar. Ele nos enviou um Etíope, chamado Abba Samuel, que tinha crescido como aluno no estabelecimento de sua missão. Ele começou a nos ensinar com carinho e atenção. Mesmo assim, nós não desistimos de nossas aulas diárias com o Dr. Vitalien. Abba Samuel, nosso professor, era o filho de Alaga Walda Kahen. Ele é o Walda Kahen que foi convertido ao Catolicismo quando Abba Masyas, da missão Italiana, chegou em Shoa. É por esta razão que seu filho Abba Samuel entrou na Missão Católica e estudou lá. Abba Samuel era um bom homem que possuía grande sabedoria, que se aplicava para aprender e para ensinar, que na bondade e humildade absorvia conhecimento de todos como uma abelha, que era dedicado ao amor de Deus e a seu próximo, e que não se esforçava para gozar dos prazeres da carne, mas sim da alma. Eu estou dizendo isso, pois Eu o conheci extremamente bem enquanto estivemos juntos por dez anos. Como foi descrito no prefacio deste livro*, Eu decidi escrever uma lembrança do meu trabalho começando quando tinha treze anos; tudo que eu tinha feito antes disso foi sob supervisão e orientação de meu tutor. Dos treze anos adiante, minha força física pode não ter sido grande, mas meus poderes espirituais e intelectuais começaram a aumentar progressivamente, portanto, tinha a porta de entrada do mundo aberta. E este foi o momento que eu comecei a agir por vontade própria, sem ser ordenado por meu tutor. Distinguindo o bem e o mal, e consciente que esta ação ofenderia alguns, e que daria prazer, sendo prejudicial, mas por outro lado útil, e então, Eu comecei a subir a ladeira da introdução ao mundo.
Como o amor que existiu entre S.A. meu pai e eu era muito especial, posso senti-lo até hoje. Ele sempre me elogiavapelo trabalho que Eu estava fazendo e por ser obediente. Seus oficiais e seus homens costumavam gostar de mim muito respeitosamente, pois eles percebiam a adimiração e afeição que meu pai tinha por mim. Eu observava S.A, meu pai se esforçando para cumpirir, ao máximo de sua habilidade, as leis Cristãs, doando seu dinheiro aos pobres em dificulades e para a igreja, e rezando em toda hora conveniente. Conforme Eu crescia, o desejo espiritual estava me guiando a imitá-lo, e também me dizia que seu exemplo deveria habitar dentro de mim. Não há ninguém que não conheça o modo de vida de meu pai como descrito logo acima, nem no Palácio ou entre o clero. Dos grandes daquela época muitos ainda estão vivos enquanto este livro é escrito, e todos sabem que isso não é exagerado. A medida em que meu pai percebeu que toda minha inclinação se direcionava para a educação, sua alegria cresceu constantemente juntamente a sua afeição.

Um comentário:

  1. Olá. Gostaria de saber como posso adquirir essa leitura?
    GRATIDÃO
    hassdc@hotmail.com

    ResponderExcluir

BOBO HILL

BOBO HILL
Sagrada Jerusalém