domingo, 26 de abril de 2009

Filosofia e Opinião de Marcos Garvey Deus e o homem

Foi Benjamín Franklin o que disse: “Deus dá todas as coisas para a indústria”. Há muito nessas poucas palavras. Desafortunadamente a perspectiva e filosofia de vida do Preto esteve equivocada; e porque esteve equivocada, ele sofreu muito.
O homem, que é a oferenda de Deus para ele, na aceitação da oferenda, ele se conduziu a se mesmo tão inteligentemente como para fazer o mundo que, segundo ele, deveria ser. As coisas que o homem tão exitosamente tem feito para atrair a admiração de outros e merecer o elogio de Deus, são as coisas que Deus originalmente pretendeu que ele fizesse. Foi Napoleão, quem no meio de uma de suas campanhas foi interrogado, e respondeu esta pergunta: “-De que lado está Deus nesta guerra?”. Napoleão se deu volta e respondeu: “Deus está do lado do batalhão mas forte.” Essa foi uma confirmação dos pensamentos de Franklin –“Deus dá todas as coisas para a indústria”.
Tudo o que o homem no mundo adora, tudo o que visivelmente vê e possui, são benções de Deus. Benções sobre o homem que fez isto, benções sobre a gente que é responsável por isto. O trabalho mas grande de Deus é fazer ao homem. No fazer ao homem por Deus ele outorga ao indivíduo uma soberania que nunca há estado em disputa, e que ainda existe. Esta soberania coloca ao homem em uma posição, tanto como para criar, trabalhar e realizar, que neste cumprimento segue as bênções de Deus. Indiferentemente da cor, indiferentemente da raça, indiferentemente de um homem em particular ou pessoas, as bênções de Deus se manifestam em todos lados.
Nós, por nosso peculiar entendimento da vida, aceitamos a estranha e freqüentemente perigosa idéia que ser submissos e humildes é merecedor das bênções de Deus. Pelo contrário, ser submisso e humilde é merecedor da maldição de Deus, porque a bênção de Deus, como está escrito, e como é dito, é a indústria, é o trabalho do homem. E a Associação para o Melhoramento Universal do Preto (U.N.I.A.) vem neste tempo a sustentar a idéia de Caçula Franklin no seu pensamento. É por teu trabalho que você será reconhecido como um digno filho do criador… É o dever do homem construir o mundo que deseamos para nós a nosso ao redor.
Homem! Lembra que fora de Deus você é um criador absoluto, depois que Deus não há poder sobre a terra para subjugarte, mas teu próprio poder. O homem, quando ele se reconhece e aprecia a se mesmo e a seus companheiros, é capas de levantar-se por sobretudo no mundo menos o homem, porque o homem é o igual do homem.
Deus tem uma bênção especial para o homem de indústria, o laborioso, o trabalhador que buscará seu pão com o suor de sua frente e a inteligência de sua mente. Oh! Se eu pudesse tocar os corações dos Pretos –de cada homem preto, mulher e menino, para fazer-lhes ver a responsabilidade que têm sobre seus você espalda para fazer o mundo que deveria ser, para os senhores mesmos, para seus filhos, posteridade e raça.
Oh! Que formoso mundo tenho em minha mente; que formoso mundo em meu visão de onze milhões de membros da Associação para o Melhoramento Universal do Preto (U.N.I.A.) tratando de levar aos quatrocentos milhões de membros de nossa raça a ver este formoso mundo de uma raça emancipada e A África redimida; de milhões de homens pretos lenvantando-se juntos orgulhosos, como os romanos se levantaram, como os impérios da Inglaterra, Espanha, a França e a Rússia se levantam, quando tenham os pensamentos e determinação para construir e ré-edificar sua herdade e obter as bênções de Deus.
O homem com inteligência superior sobreviverá neste mundo onde a inteligência dominará os assuntos dos homens. E estamos na terrível luta para o fim. Estamos brigando como animais, cuja força não pôde superar à inteligência superior do homem, na batalha das nações. De modo que uma raça deve colocar sua inteligência contra a outra. Os indianos norte-americanos, os aborígines continentais, caíram; e agora a África é violada pela inteligência do mundo. E quatrocentos milhões de pretos sob o comando da Associação para o Melhoramento Universal do Preto (U.N.I.A.) aceitou o desafio. Logo existe Deus, logo existe o céu, logo os elementos existem, e o homem é homem, o homem preto (ayúdame Deus) não cairá, e não aceitará derrota. Mas levará os estandartes do homem de trabalho, baixo a liderança do vermelho, preto e verde, por tanto, quando o tempo não seja mais, quando os assuntos tenham sucumbido no pó, o homem preto sobreviverá para dar conta a Deus –Seu Criador- “Estou aqui porque fui homem através das eras”.
Marcus Mosiah Garvey The black man newspaper (July 19, 1929)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOBO HILL

BOBO HILL
Sagrada Jerusalém